Asma

A asma é uma alergia que dificulta a respiração através do estreitamento dos brônquios. Justamente por isso, pode ser chamada de bronquite asmática, mas não é a mesma coisa que bronquite! A asma, além de alérgica, é crônica, enquanto a bronquite é causada por infecção viral ou bacteriana e é tratada em uma a duas semanas, a bronquite pode ser causada pelo tabagismo, e se tornar crônica. Quem é asmático ou possui histórico familiar de asma, não deve fumar e nem estar em contato com fumaça e fumantes.

Assim como a maioria das outras alergias que já conversamos por aqui, essa tem crises desencadeadas por substâncias específicas, podendo ser desde pólen, animais de estimação, fumaças, poeiras e até mesmo alimentos. Ainda, a asma pode ser pioradas em casos de resfriado e pela prática de esportes ou inclusive por rir muito. Quando uma crise acontece, é necessário manter a calma para não tornar a situação pior ainda com o desespero. Os sintomas são um chiado ao expirar, pressão no peito, tosse e falta de ar, e durando minutos, horas ou dias. Quando o suprimento de oxigênio se torna limitado, os sintomas são de confusão, letargia e mudança da cor de pele.

Esses são os sintomas na maioria dos casos, contudo, eles aparecem em frequências diferentes, dependendo da gravidade da asma do paciente. As gravidades podem ser: intermitente (até dois dias por semana), leve persistente (mais que duas vezes na semana), moderada persistente (ocorrem diariamente) e grave persistente (ocorre o tempo todo). Apesar disso, as crises podem ser de grande intensidade em casos leves e também de pouca intensidade em casos graves, a frequência delas não interfere na seriedade da crise.

Essa condição não possui cura, mas possui tratamentos para melhorar a qualidade de vida. Por ser uma doença que varia muito para cada indivíduo, o tratamento deve ser bem acompanhado e específico para cada paciente. É possível prevenir o aparecimento dos sintomas através de medicação controladora e evitar contato com substâncias alérgicas, e ainda em caso de crise, é possível utilizar o medicamento de alívio.

Nos dois casos de tratamento, é utilizada a famosa “bombinha”. A bombinha é na verdade, um dispositivo pressurizado para colocar diversos medicamentos e liberar uma dose através de spray. Esse método é totalmente seguro e ao contrário do que as pessoas pensam, a bombinha não causa dependência. Mesmo assim é possível também utilizar medicamentos via oral ou injetáveis para o tratamento da doença.

Mas afinal, para o diagnóstico, exames do pulmão, alérgicos e de sopro serão essenciais para a descoberta da doença. Enfim, a busca por um especialista poderá te encaminhar para um tratamento adequado e uma qualidade de vida melhor. Caso tenha restado alguma dúvida, marque uma consulta e traga sua pergunta para mim, ficarei muito contente de responde-la.

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?