Alergia Alimentar
A proteção do nosso corpo é feita pelo sistema imunológico, uma barreira de diversas células do organismo humano. Quando essas células encontram alguns alimentos da nossa dieta, elas podem o identificar como um agente agressor e dar uma resposta imunitária: a alergia alimentar, que é de onde saem os sintomas, podendo ser leves, médios ou muito graves.
Se você parar para pensar, atualmente todos nós conhecemos pessoas com as mais diversas alergias alimentares, isso se não formos nós mesmos que a temos! Mas devemos diferenciar as alergias das intolerâncias ou contaminações alimentares, pois essas não são causadas por respostas imunes.
Elas podem começar desde cedo, durante a amamentação, ou surgir com o passar dos anos. É possível até que o alimento seja passado pelo leite materno, causando ao bebê uma reação (normalmente, manchas na pele, vômitos, diarreias, inchaços e falta de ar). De qualquer forma, não é conveniente que a mãe pare de consumir espontaneamente algum alimento sem consultar um alergista antes, e muito menos interromper o aleitamento.
Já quando surgem na infância, os alimentos alergênicos costumam ser o leite, ovo, trigo, soja, oleaginosas e frutos do mar, mas podem ser muitos outros. A maior preocupação nessa época é que as crianças aceitem alimentos de amigos ou de outros adultos que não saibam dessa alergia. Outro ponto de atenção, é o de comerem esse alimento acidentalmente pois não leram algum rótulo! É bem difícil não encontrar traços de leite, trigo ou ovos em alimentos industrializados, por isso, a alimentação se torna um campo minado.
E ainda, você pode ter consumido um alimento a sua vida toda, e de repente, apresentar uma alergia. Qualquer um ficaria confuso e demoraria para relacionar os sintomas aos alimento, certo? Mas não tente fazer seu auto diagnóstico, pois depende de muitos fatores a afirmação de que os sintomas apresentados pelo paciente são de fato relacionados com algum alimento, podendo ser uma coincidência ou engano. Assim, como muitos testes de alergia alimentar não são 100%, é importante realizar múltiplos testes, buscar orientação médica e encontrar seu diagnóstico!
A solução para a alergia? Infelizmente, é eliminar o alimento, encontrar seus substitutos e colocar o seu bem estar físico em primeiro lugar. Em casos mais graves, pode ser necessária a medicação de adrenalina em momento críticos, mas outros métodos também estão em desenvolvimento para tranquilizar a vida de todos que sofrem com alergias.
Espero que eu tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre as alergias alimentares, mas se precisar, você pode entrar em contato e tirar qualquer dúvida que restou!
Tratamentos
Contato
Telefone: (66) 3401-2754
WhatsApp: (66) 99981-4811
Política de privacidade © 2024 – Todos os direitos reservados a Dra. Lorena Bonotto Horvatich – CRM/MT 7954 – RQE 4824, 4825, 5271.
Rua Pires de Campos, 755 – 1º Andar, Sala 3 – Centro, Barra do Garças – MT, 78600 – 044 – WhatsApp: (66) 99981-4811