Alergia a picada de insetos
Afinal, como saber se você tem alergia a picada de inseto? Bom, na verdade, toda picada, mordida ou ferroada de inseto irá provocar uma pequena reação alérgica. Os sintomas normais são de vermelhidão, inchaço e coceira no local, contudo quando falamos de alergia a picada de insetos, estamos falando de reações graves, sejam locais extensas ou sistêmicas.
Isso tudo porque a reação alérgica é causada por agentes estranhos que nosso corpo considera agressores, portanto reage contra. Ao sermos picados, substâncias estranhas são injetadas em nosso corpo. Quando a reação a essas substâncias é exagerada, o inchaço se estende para além do local atacado (reação local extensa), por exemplo, caso a mão seja picada, o braço inteiro incha. Ainda outras complicações mais severas são as de reação sistêmica, causando dificuldade respiratória, erupções cutâneas, inchaço da garganta, taquicardia, tontura e queda de pressão (sintomas de reação anafilática). Quando essa ocorre, é necessário buscar atendimento médico imediato e após, consultar um alergista, para uma avaliação sobre suas alergias e a gravidade delas.
Ainda, existe a reação tóxica à picadas, que ocorre quando diversas picadas acontecem ao mesmo tempo. Essa reação decorre da quantidade de veneno que múltiplas picadas somadas irão injetar no corpo do paciente, e por isso, é preciso que a pessoa seja levada ao pronto-socorro. O problema é que abelhas, por exemplo, normalmente atacam em bando, assim como as vespas (mas essas não morrem ao ferroar, portanto, podem ferir diversas vezes), portanto são diversos ataques que aumentam exponencialmente a quantidade de veneno do corpo.
A mordida de mosquitos costuma dar reações mais severas em crianças, como bolhas e febre baixa. O problema dessas bolhas é que podem infeccionar e causar complicações, mas raramente mosquitos irão oferecer risco de vida, e felizmente, esse caso de alergia com o passar dos anos tende a melhorar.
Após o diagnóstico por um alergista, o tratamento pode ser feito pela imunoterapia (vacina de alergia) ou ainda pela possibilidade do paciente portar adrenalina autoinjetável, que evita a morte por reação anafilática em caso de picada por algum inseto acidentalmente. Mas a forma mais eficiente, é evitar as picadas, portanto, o uso de repelentes poderá ser um grande aliado para evitar reações.
Espero que agora ao levar suas crianças ao parque ou até mesmo quando você for, lembre-se dessa nossa conversa e se sinta mais informado e seguro sobre o assunto. Se precisar, pode entrar em contato comigo e podemos resolver qualquer dúvida que restou, ficarei feliz de ajudar!
Tratamentos
Contato
Telefone: (66) 3401-2754
WhatsApp: (66) 99981-4811
Política de privacidade © 2024 – Todos os direitos reservados a Dra. Lorena Bonotto Horvatich – CRM/MT 7954 – RQE 4824, 4825, 5271.
Rua Pires de Campos, 755 – 1º Andar, Sala 3 – Centro, Barra do Garças – MT, 78600 – 044 – WhatsApp: (66) 99981-4811